Resenha: Segredos Revelados

Kate e Alex Rocket são abençoados com um casamento maravilhoso e uma casa adorável. Apesar de Kate ser incapaz de ter filhos, ela e Alex cuidam de Sara e Emily, as afetuosas filhas de seus bons amigos Don e Debbie Winter, como se fossem da família. Com uma ligação, tudo muda. Sara acusa Alex de um crime hediondo, criando uma briga entre os casais. Em um único momento, a vida deles se tornou um pesadelo sem fim. Kate só pode observar, impotente, enquanto seu marido inocente é condenado e mandado para a prisão. Quando uma tragédia ainda maior acontece, Kate não tem escolha a não ser transformar sua dor em raiva… Quando sua vida está no momento mais obscuro, Kate descobre uma força interior e uma solução arriscada para limpar o nome do marido e arruinar a vida daqueles que destruíram tudo que ela construiu com Alex. Mas o maior desafio de Kate será vingar Alex sem ter seu futuro perdido e um novo amor precioso. Enquanto Kate tiver coragem e esperança, talvez ela não perca tudo…”

Segredos Revelados não chega a ser um thriller, como eu imaginei pela sinopse. Ainda assim, é um livro de muita ação. E reviravoltas (algumas previsíveis, mas a maioria surpreendente). Demorei ao todo uns quatro dias (não sequenciados) para ler o livro. Se tivesse tempo, certamente eu o teria lido mais rápido, pois o enredo é um forte motivador para virar as páginas. O desfecho da história não só é digno como realmente muito bom, embora eu discorde de algumas conclusões da protagonista. Ainda assim, confesso que o livro que a progressão da história me desapontou em muitos momentos, bem como o fato de autora ter deixado de explorar alguns elementos que teriam feito do romance uma história mais interessante e densa. Algumas descrições e fatos também me incomodaram, pois pareciam jogadas para preencher espaço e não para auxiliar na construção dos personagens, como eu própria gosto de utilizar descrições. E como destacaram em muitas resenhas no Skoob, a capa não tem NADA a ver com a história.

Dois spoilers que fundamentam minha opinião.

1. Irritou-me profundamente a autora não ter explorado o fato de que Sara, desde muito jovem, era notadamente uma sociopata. E eu vibrei quando ao progredir na história imaginei que o enredo se desenrolaria em torno de desmascarar diante as autoridades tratar-se de uma criança demonstrando desde tenra idade a sua psicopatia, então me decepcionei ao perceber que esse não seria o caminho trilhado. Uma criança tão maldosa, malvada e brilhante em mentir tão contumazmente sem sentir qualquer remorso é obviamente uma psicopata, um caso psiquiátrico cuja origem nada tem a ver com o meio onde se é criado (embora este naturalmente possa agravar a condição). Isso é nítido nos depoimentos que ela dá no julgamento, bem como em toda a dissimulação e frieza características da personagem. Assim, incomoda-me a maneira como após todo o mal causado, a protagonista diga “Ah, mas Sara é só um produto do meio, de sua família desajustada” e como mesmo ao longo do livro muitos digam “Sara é só uma crianças, crianças não são más”. Sim, há crianças malvadas, psicopatas. E é isso que dá tanto nojo na injusta condenação de Alex: o fato de o júri comprar a ideia de que uma criança jamais mentiria de maneira tão cínica e veemente a respeito de algo tão traumático, incomoda como confundem os traços de sociopatia com possíveis traumas decorrentes do falso abuso e enoja saber que isso certamente também acontece na vida real nas mais diversas situações. Não, a visão Rousseauniana não cabe! Sara é definitivamente doente e eu teria amado ver a psicopatia dela atestada no tribunal!

2. O plano de vingança de Kate é um tanto quanto surreal e ela desiste dele de uma maneira tão “de uma hora para a outra” perto do final da história que não convence, embora eu goste MUITO de como a história se desenrola a partir daí.

Preço: R$9,90 na Feira de Livros da Editora Novo Conceito nas Lojas Americanas (somente nas lojas físicas, pelo site é R$16,90).

Site oficial da autora: http://www.fernmichaels.com/

Nota: 8.5

Thaís Gualberto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s