Tudo começou em julho. Eu estava assistindo uma novela mexicana pela transmissão ao vivo da Televisa depois de um dia de trabalho e boom! Não, não houve nenhuma explosão, mas a tela apagou. Ficou um tempo preta e logo surgiu a famosa tela azul da morte. Sim, o notebook “deu pau”.
CRITICAL_PROCESS_DIED. Não foi possível reiniciar em modo de segurança, tampouco tentar a restauração do sistema. O computador já tinha quase 5 anos de uso e era a segunda vez que morria. Na primeira, passei uns cinco meses em negação, com medo de mandar para um técnico e ele roubar meus arquivos, mas, felizmente, descobri o Sr. Ernesto. Além de excelente técnico, é praticamente meu vizinho, então foi ótimo. Daquela vez, foi preciso trocar o HD e possivelmente dessa vez também. Mas eu não queria saber de mandar para o técnico, então adiantei meu plano de comprar um novo notebook.
Processador i7, 8 GB de memória, 1 TB de HD. E ainda encontrei uma boa promoção! QUE MARAVILHA! Apenas 4 dias sem computador e cheguei do trabalho com um note novinho, inicializando em menos de 30 segundos! Como eu estava feliz! Parecia uma excelente compra! Tanto que até comprei o Scrivener, o melhor editor de textos para quem escreve ficção. Ah, meu Deus! Como eu estava iludida!
Eu iria viajar nas férias, mas minha amiga que iria comigo não pôde e, a que iria receber-me, tampouco. Então pensei: vou adiantar vários textos para o blog, para o Sul Connection e também a edição de Centelha! Idéia maravilhosa, porém, infelizmente, fui obrigada a abandoná-la há cerca de uma semana e meia, precisamente no meio das minhas férias de três semanas. O notebook novo, com apenas dois meses e meio de uso, MORREU.
Senti um misto de calor, anestesia, ódio e vertigem quando me dei conta do que estava acontecendo. Bebi água, tentei me acalmar e entrei no site do fabricante para saber como proceder. Fiz os testes de componentes pré-programados na máquina e tudo deu OK. Consegui chegar a minha área de trabalho e pensei que ficaria tudo bem, mas, passados três minutos, a tela travou, ficou preta e logo azul da morte novamente. Não consegui sequer acessar o Recovery manager apertando F9 ao ligar. Fui dormir tomada pela impotência e pelo ódio.
Ainda cedo telefonei para a assistência técnica do fabricante, afinal, ainda está mo período de garantia. Eles me guiaram por vários testes, mas, por fim disseram o que eu não queria ouvir (embora soubesse que ouviria): formatar e recuperar o sistema. Autorizaram-me, ao menos, a buscar um técnico de minha confiança para que ele fizesse um backup. Liguei para o Sr. Ernesto. Ele não conseguiu, o HD vem com um mecanismo de criptografia que, se quebrado para realização do backup, poderia violar o HD, de modo a invalidar a garantia. Eu iria perder meus arquivos, a licença do Scrivener, a licença do antivírus, a licença do Office e tempo, muito tempo.
Retornei a ligação ao fabricante e, resignada, tentamos a recuperação do sistema a partir da mídia de recuperação que eu gravei ao comprar o computador. Não funcionou. O fabricante comprometeu-se de enviar em até vinte dias uma mídia de recuperação. Dois dias apenas e ela chegou, acompanhada de manual de instruções e tudo.
De duas a três horas, dizia o manual, mas meu note passou ONZE HORAS na primeira tentativa de recuperação. E deu erro. Tentei novamente sábado de manhã, travou e deu erro. Reiniciei o processo à tarde, parecia que haveria êxito. Não houve, travou na segunda etapa e passou seis horas na mesma tela. Liguei para o fabricante. Ele mandou que eu interrompesse o processo e mudasse a ordem de boot na configurações da BIOS, conforme orientações dele. Fiz a mudança e voltei a tentar.
Na segunda etapa, travou novamente. E, dessa vez, após duas horas nessa etapa apareceu uma tela vermelha de erro crítico que eu jamais havia visto. A tela do PT, como bem disse um amigo. Que ódio!
Tentei mais uma vez hoje pela manhã, a tela vermelha da morte apareceu mais uma vez no mesmo ponto do processo que ontem. Infelizmente o SAC do fabricante não funciona hoje e amanhã volto ao trabalho. Ao menos terei um computador por perto… O pesadelo, contudo continua e, agora, tenho certeza que o note antigo, que já deixei com o Sr. Ernesto, provavelmente voltará a funcionar bem antes do novo…
Bem, acho que agora está bem entendido meu sumiço nas últimas semanas…
Thais Gualberto
Nossa,que angustiante isso tudo Thaís mas estou torcendo para que dê tudo certo e que logo o seu computador volte a funcionar e que você volte a fazer vários posts por aqui hehe.
Um grande beijo ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Natália! Beijos e excelente semana!
CurtirCurtido por 1 pessoa
A gente acostuma com ele, sabe q nossa vida está aqui, nao da pra pensar em perder tudo. Morreu um pc meu anos atras, com fotos maravilhosas, nao consegui recuperar, fiquei arrasada.
Espero que tudo de certo e vc consiga salvar seu pc
Grande beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Minha sorte é que, comi tinha pouco tempo de uso, só perdi uns CDS baixados e meia página escrita… Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Menos mal, mas vc vai recuperar 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só de ler já me bateu uma angústia por toda essa situação 😦 Que dê tudo certo em breve, te desejo toda a sorte do mundo!
Beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela compreensão e pelos votos, Bruna! ❤ Ontem recebi a notícia de que meu computador novo já foi consertado pela HP e deve ser entregue no começo desta semana e amanhã meu técnico vai me entregar meu computador velho (o HD queimou rs). Beijos e excelente final de semana!!
CurtirCurtir